ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 17 de março de 2013

IR À FONTE COM UM CESTO DE VIME



Tenho todo o respeito pelo Dr Daniel Bessa e até estou tentado a sublinhar a ideia de que “Estamos todos no país a tentar evitar o momento final do anúncio ao mundo da bancarrota e do incumprimento”.
Quantas vezes eu tenho registado aqui duas ideias essenciais neste momento da vida do mundo:
- A situação que vivemos é o resultado inevitável de quem se esqueceu de que os recursos naturais são finitos e a consequência de ultrapassarmos a capacidade de suporte do planeta, excedendo os seus ritmos naturais e delapidando as reservas acumuladas ao longo de muitos milhões de anos;
- A solução não será, jamais, restaurar os níveis de consumo que antes alcançámos, porque a Terra apenas dá, mesmo ao Homem, de modo perene, o necessário para viver.
Para além disto terei de dizer ao Dr Bessa que a nossa situação não é pior do que a da maioria dos países do mundo e que até os mais ricos se verão um dia, também, na mesma iminência em que estamos nós agora.
Será a qualidade de vida média nas economias emergentes, as únicas que, decrescendo, ainda crescem, melhor do que a que temos em Portugal?
Finalmente, o que acrescentaria o PS a qualquer governo se não entende as grandes questões do nosso tempo nem consegue equacionar os problemas que representam? A ideia que tem de ser possível voltar a gastar ainda mais?
Meu caro doutor, não seria como ir buscar água à fonte com um cesto de vime?

Sem comentários:

Enviar um comentário