ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 25 de março de 2013

OU HÁ MORALIDADE…



Não vão os tempos para que se ponha as mãos no lume seja por quem for. Que é assim, mais mo faz crer este caso Casa Pia que me não pareceu decorrer de modo a prestigiar muito a Justiça Portuguesa que bem precisa de outras atitudes que lhe recuperem, pelo menos, algum do prestígio que deveria ter, mas que há muito não tem.
Este desfecho da parte do caso relativa à famosa casa de Elvas, leva-me a pensar que tudo terá servido mais para “inglês ver” do que para ir fundo numa questão que, agora, se considera resolvida porque meia dúzia de indivíduos foram condenados, apesar das muitas contradições que aconteceram.
Pois eu fico com sérias dúvidas sobre os resultados de uma Justiça feita assim! Mais dúvidas me ficam ainda quando não posso crer que os problemas se reduzissem a estes que a Justiça apreciou, pois há anos que destas peripécias se falava. Será justa uma Justiça que deixa a questão ficar por aqui? Não será discriminatória uma Justiça que arruma uma questão desta maneira parcial?
Será necessário chamar aqui aquele dito plebeu de “ou há moralidade ou comem todos”?
Como ficam os que, há muito, sabiam do que se passava com menores da Casa Pia e nada fizeram para, pelo menos, evitar que continuasse?
Como se sentirão os que conseguiram safar-se desta teia?
Como justificar as razões que ilibaram outros possíveis prevaricadores de modo tão difícil de aceitar como as que incriminaram alguns dos que acabaram condenados?
Eu sei que se não pode confundir “fazer justiça” com o “ser verdade”, porque a verdade nem sempre se deixa encontrar.
Mas menos se pode comparar quando a justiça nos parece errada ou, pelo menos, imperfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário