ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 4 de março de 2013

NÃO PEÇAS A QUEM PEDIU…



Um “mail” que me enviaram fez-me recordar que, em Fevereiro de 1953, foi assinado o acordo para pagamento da enorme dívida alemã. Dívida que deveria ser eterna pelos prejuízos materiais que causou e pelas muitas dezenas de milhões de vidas que ceifou em duas guerras mundiais que provocou!
Em tempo de dívida para cujo pagamento agora a Alemanha nos exige sacrifícios difíceis de suportar, valerá a pena recordar os princípios definidos então, os quais tinham em vista a recuperação da economia alemã e não o seu castigo!


São eles:
1.   Perdão/redução substancial da dívida;
2.   Reescalonamento do prazo da dívida para um prazo longo;
3.   Condicionamento das prestações à capacidade de pagamento do devedor.

Num texto escrito por Marcos Romão, pode ler-se “O pagamento devido em cada ano não pode exceder a capacidade da economia. Em caso de dificuldades, foi prevista a possibilidade de suspensão e de renegociação dos pagamentos. O valor dos montantes afectos ao serviço da dívida nao poderia ser superior a 5% do valor das exportações. As taxas de juro foram moderadas, variando entre 0 e 5 %."
"Foi evidente que a grande preocupação foi gerar excedentes para possibilitar os pagamentos sem reduzir o consumo. Como ponto de partida, foi considerado inaceitável reduzir o consumo para pagar a dívida.
O pagamento foi escalonado entre 1953 e 1983. Entre 1953 e 1958 foi concedida a situacao de carência durante a qual só se pagaram juros."
Estas foram as condições benevolentes e humanas que mais de 26 países decidiram para que o povo alemão se pudesse reerguer.
Hoje, a Alemanha a quem a Europa estupidamente curva a cerviz, impõe condições draconianas aos povos devedores, exige-lhe sacrifícios desumanos e o simples pedido de mais um ano para que os sacrifícios sejam menos duros é causa de sérias negociações e de respostas mitigadas porque a Srª Merkel tem de ser comedida nas suas atitudes porque tem eleições em Setembro!
Sublinhei propositadamente o ter sido considerado inaceitável reduzir o consumo para pagar a dívida, porque sabiam os credores que não seria uma austeridade cega que permitiria ao povo alemão levantar a cabeça. Um princípio que depressa foi esquecido quando a desgraça bateu a outras portas…
Sei bem que, hoje, as circunstâncias são outras e não seria possível tamanha generosidade. Sei, também, que os excessos cometidos e naquela altura não causavam os danos que hoje causam, obrigam a reduzir o consumo até níveis razoáveis e compatíveis com as disponibilidades. Mas ser humano continua a ser indispensável para que as soluções sejam bem sucedidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário