ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 5 de março de 2013

UM PAÍS EM DESERTIFICAÇÃO



(as áreas em tons de zul representam aquelas em que a população sistematicamente vem diminuindo)
Enquanto alguns países aproveitam, quase para lá do que pareceria possível, todos os recursos que os seus pequenos territórios podem conter, Portugal permite-se deixar desertificar a maior parte do seu espaço.
Em três ou quatro zonas do país se vão acumulando os seus habitantes e desenvolvendo as actividades económicas, deixando o resto do território votado a um criminoso abandono a que os nossos impreparados e ignorantes governantes o têm votado desde há várias décadas.
Não é possível que a maior parte do território português não possua valores aproveitáveis, que valha a pena trabalhar para que contribuam para a economia global do país. A verdade, porém, é que são deixados pelos seus habitantes em fluxos migratórios que aumentam a cada ano que passa, seduzidos por uma “economia fulgurante” que a qualquer desprevenido faz crer ser o modo de bem viver sem grande esforço!
Mas a “economia fulgurante” da vida acelerada mas sem vida, de muito dinheiro mas sem bens que lhe correspondam, de valores hipotecados a interesses e a egoísmos desumanos, acabou por mostrar todas as suas fraquezas, o engodo matreiro que é e encontra o país na mais completa desordem.
Tudo está bem patente no mapa que resulta do censo 2011, no qual facilmente nos damos conta do imenso território abandonado com todos os recursos que contém, que nos mostra como políticas desinteligentes favoreceram esse abandono.
Desde há muitos anos, dezenas de anos, luto por um ordenamento do território que permita aproveitar todos os seus recursos, mas sempre encontro nos políticos medíocres a reacção com que se protegem do que julgam ser o esvaziamento de poderes que um território ordenado e aproveitado pelos seus habitantes causaria.
E ao fim de tanto tempo, quando vejo todos os prejuízos a que tais políticas dão azo, apetece-me perguntar que raio de país é este que não sabe fazer a verdadeira manifestação que seria a de querermos todo o território aproveitado e não apenas aquelas partes que a certa gente convém ou que os nossos incapazes políticos conseguem controlar.

Sem comentários:

Enviar um comentário