ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ABATEM-SE OS CÃES PERIGOSOS?



(fotografia de Wikipédia)

Foi notícia triste a morte de uma criança de 18 meses de idade, mordida pelo cão da família junto do qual se encontrava. Depois, foi notícia natural que o animal fosse levado para um canil onde esperará, conforme a lei vigente, que seja abatido.
Não sei das razões que levaram o cão a morder severamente a criança, nem quero fazer juízos sobre a lei que decide do abate do animal quando estas coisas acontecem, ainda que as primeiras pudessem esclarecer sobre a reacção do bicho e a segunda possa ter algumas razões para ser discutida, ou não.
O que me surpreendeu nisto tudo é a celeuma levantada pelo abate do animal, a qual deu lugar a uma onda enorme de protestos das maiores que tenho visto no face book, enquanto do infeliz evento que é a morte tão prematura de um ser humano quase nada se ter dito para além de noticiar o caso.
Se abater o cão é a solução adequada por um acto do qual não tem consciência, não vou discutir, mas que se trata de um cão cujas reacções naturais são perigosas, eu não tenho dúvidas. Não é, do meu ponto de vista, um animal doméstico.
De uma coisa me fica a certeza, a de que foi imprudente deixar uma criança junto de um cão potencialmente perigoso pelas suas características naturais que o podem levar a reagir, de forma contundente, a uma qualquer atitude própria de uma criança.
Infelizmente, não são assim tão raros os casos de ataques de cães de raças perigosas a pessoas, em alguns casos com consequências demasiado graves ou mortais e por alguma razão existem regras de procedimentos e de controlo em relação a tais animais.
Faz-me pena ver condenado á morte um animal sem consciência, mas preocupa-me a convivência com animais não amistosos como são os cães de certas raças.
Mesmo sem os extremismos, a animosidade e até grosseria de muitas declarações nas redes sociais contra o abate do animal, também já vi defender que, em vez disso, o cão fosse obrigado a usar açaime permanentemente. Mas penso que deve ser mais penoso para um cão usar açaime do que levar uma injecção que o faz adormecer para sempre, além de que nem apenas com os dentes esses cães poderem causar sérios danos.
Mas que alternativas terá a lei que manda abater estes animais? Devolvê-los ao seu meio natural? E qual é ele? Prende-los num enorme canil como que em prisão perpétua?
Enfim, se os homens não são razoáveis, têm os cães perigosos de ser abatidos…

A propósito das raças pitbull transcrevo, da Wikipédia, a seguinte nota: "Na Inglaterra sua criação é autorizada apenas pela justiça. Nos Estados Unidos, baniram a criação em alguns estados com muitos outros empregando pesadas restrições na posse do animal. No Brasil, o estado do Rio de Janeiro proibiu a criação e a presença do animal na rua antes das 23 horas. E tramita no Congresso Nacional projeto que regulamenta o assunto em nível nacional. A cada fatalidade reportada na mídia, inflama o debate na sociedade por leis mais rígidas e punição aos donos."


Sem comentários:

Enviar um comentário