ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DESPORTO E DOPING



Finalmente, o super ciclista Lance Amstrong, vencedor de sete voltas a França, não conseguiu evitar a revelação, numa entrevista a Oprah, do que todos pareciam já saber. Durante anos dopou-se e foi, deste modo, que conseguiu as vitórias que fizeram crer tratar-se do maior ciclista de todos os tempos.
E lá vem, uma vez mais, a questão do ciclismo e do doping que o afecta, esquecendo que há outros desportos, nos quais está em causa muito dinheiro, onde o doping faz “milagres”.
É muito difícil, em competições desportivas profissionais, não haver casos que vão passando nas malhas de um controlo que, em muitos casos, não tem a qualidade e a frequência que seria necessário que tivesse.
Quantos títulos já mudaram de mãos em provas desportivas ao longo dos últimos anos, sobretudo no atletismo e no ciclismo, modalidades em que o rigor é maior, talvez porque nelas ainda se procura manter algumas das virtudes tradicionais do desporto que em outras já mal se saberá o que sejam.
Vem-me à ideia o caso de Lasse Viren, o fundista finlandês que, depois de épocas sem resultados dignos de realce, conseguia marcas e vitórias retumbantes nas Olimpíadas e nos campeonatos do Mundo que muito prejudicaram atletas portugueses de então. Nunca foi demonstrado que se dopava porque, diziam, o fazia com o próprio sangue cuja quantidade aumentava artificialmente com transfusões. Outras formas de dopagem sofisticada existem como a que Amstrong utilizava sem ser detectada.
Pelos prejuízos que causa à saúde mas, também, pela mentira que introduz nos resultados, esta questão do doping deveria ser encarado com mais responsabilidade, prevendo consequências e penas que sejam desencorajadoras da sua prática. Não excluo disto o futebol que movimenta milhões e no qual o controlo que se faz me não deixa convencido de bons efeitos que possa ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário