ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 6 de janeiro de 2013

VAMOS CANTAR AS JANEIRAS…



Quando era miúdo e como era hábito lá pelas bandas da minha Terra, na Serra da Estrela, ouvi muitas vezes cantar as janeiras e mesmo participei em alguns grupos que as cantavam.
A gente nova ia de porta em porta, insistindo naquelas das quais poderiam resultar melhores proventos como uns caramelos, uns bolitos umas moedas ou qualquer coisa que valesse a pena.
Cantavam-se umas quadras simpáticas para os donos das casas que, deste modo, se sentiriam mais generosos quanto à dádiva que, finda a cantoria, ansiosamente era esperada.

“Levante-se lá minha senhora,
Dessa cadeira de prata,
Venha dar-nos as janeiras,
Que está um frio que mata…”

Quantas vezes era necessário insistir nas cantorias que o frio gélido das noites de Janeiro fazia cheias de tremidinhos e de falsetes, ao mesmo tempos que se batiam os pés no chão e se esfregavam fortemente as mãos para lutar contra o frio que os enregelavam.

“ De quem é aquele anel,
Que ali está a reluzir,
É da dona desta casa,
Que para o Céu há-de ir…”

Mas nem sempre a Senhora se dispunha a dar uns pequenos mimos a uns miúdos impertinentes que acabavam por ter de lhe enviar uma mensagem mais contundente e determinada:

“Levante-se lá minha Senhora,
Dessa cadeirinha torta,
Venha-nos dar as janeiras,
Senão "fazemos"–lhe á porta!

Hoje a “Senhora” a quem se pede é outra, mas igualmente pouco disposta a atender os pedidos de um pequeno mimo que seja, para que tenha valido a pena suportar as dores sofridas para o alcançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário