ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SERÁ ABANDONANDO O BARCO QUE SE EVITA O SEU NAUFRÁGIO?



Gostava de poder dizer e justificar que a reforma do Estado é uma ”artimanha” do Governo que apenas tem a intenção de cortar no Estado Social. Simplesmente gostava! Mas não consigo justificar que seja possível que Portugal continue a viver com os desequilíbrios orçamentais que, ano após ano, cavaram o fosso onde caímos. Por isso e por muito que me doa e já dói, terei de aceitar que temos de repensar o nosso modo de viver, equilibrando receitas e despesas. Elementar!
Pesem, embora, as críticas que faço a algumas atitudes e à terrível falta de comunicação do Governo que não conseguiu, alguma vez, fazer a perspectiva de médio prazo que nos permitiria planear a vida em vez de a viver na ignorância que nos sobressalta, não será na sua intenção de reequilibrar as contas do Estado que lhe aponto falhas.
Obviamente, sentir-me-ia mais confortável se fosse maior o consenso que se formasse quanto às decisões que forem tomadas. Por isso lamento profundamente a atitude do PS que, já nem o disfarça, apenas procura criar uma situação da qual possa tirar as vantagens de reconquista do poder por que ansiosamente espera.
A atitude de exclusão do PS na procura das melhores soluções de futuro está bem esclarecida nesta afirmação, de hoje, de Zorrinho "o PS não participará porque essa não é uma verdadeira comissão de reforma do Estado, é uma cortina de fumo para o Governo tapar o buraco orçamental que gerou com a sua governação", comissão que rotula de "liquidatária do Estado social" sem qualquer justificação para além da demagogia que a própria declaração contém.
Obviamente que eu gostaria que o PS tivesse a solução que diz ter e lhe permite, a um tempo, criticar os aumentos de impostos e os cortes nos benefícios sociais.
Não imagino qual possa ser porque não encontro alguma possível na análise que os meus conhecimentos e a experiência de uma longa vida me consentem.
Se, de um modo geral, entendo que os políticos que temos vivem de costas voltadas para a realidade, tenho de reconhecer que os socialistas abusam e apenas esperam retorno dos tolos que os possam apoiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário