ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O ESTRANHO MUNDO DA DISPUTA POLÍTICA

Seguro acabou por falar quase claro àcerca do que pretende, ao afirmar que Passos Coelho quer que “cada um cuide de si”, o que é, afinal, um princípio do “liberalismo” que, dizem, ele quer implantar no país. No liberalismo integral, ao Estado competiria, apenas, um papel de regulador e de garante da segurança dos cidadãos.
Quanto ao socialismo que baseia os ideais de Seguro, todos os meios de produção e forças de trabalho a ela associadas seriam pertença do Estado que, depois de garantida uma plena igualdade entre os cidadãos, despareceria, dando origem ao comunismo.
Embora liberalismo e comunismo sejam conceitos reflectidos na Antiguidade, pois deles falam Aristóteles e Platão, não têm percursos semelhantes ao longo do tempo.
O liberalismo foi a forma de organização social mais comum nas sociedades mais evoluídas, talvez por ser a mais compatível com a atitude humana pertante a abundância que iam gerando, enquanto o socialismo, porventura e em certa medida, praticado em algumas sociedades isoladas e mais pobres, começa por ser referido apenas mo século XVIII e melhor definido por Marx no século XIX, precisamente em oposição ao “capitalismo” que o liberalismo gerou sem, contudo, o conseguir ignorar porque é em relação a ele que formula os seus princípios.
São dois conceitos extremos e antagónicos o liberalismo e o comunismo a que o socialismo deseja conduzir e, por isso, ambos feridos dos mesmos defeitos de que os ideais radicais sempre sofrem.
O liberalismo teve de aceitar regras sociais sem as quais não sobreviveria e o comunismo que a União Soviética pretendeu realizar foi o fracasso que se auto-destruiu. O Socialismo teve, nesta experiência desumana para tanta gente, uma prova que não conseguiu superar e o colocou no mundo da fantasia. O regime não submeteu as pessoas, foram as pessoas que derrotaram o comunismo!
Depois de tudo isto, afinal no que ficamos?
Para além dos radicais românticos que ainda sonham com uma igualdade social que a própria Natureza Humana não consegue aceitar, os socialistas, agora inspirados por um “socialismo democrático”, desistem da via para o comunismo, mas têm como ilusão um Estado Providência que garante a todos os cidadãos o que necessitem, o que, em vez do desparecimento do Estado, dá lugar a um Estado poderosos e controlador.
Por sua vez, os liberais, aceitam a intervenção do Estado em alguma áreas relativas ao Estado Social, na saúde, na educação e em alguma outras actividades, permitindo que o “privado” a complemente, o que julgam poder fazer de modo mais eficiente.
Enfim, não é hora de filosofia aprofundada em ideologias que, quanto a mim, acabarão por reconhecer que os radicalismos são perniciosos e que as condições reais de vida fatalmente as levará a reconhecer as razões naturais a que não podem fugir. E todos não seremos demais para minizar os perigos que nos espreitam. Quem sabe, um dia, os socialistas entenderão que o dinheiro não cai do Céu e os liberais reconheçam que o dinheiro não é tudo.
Tudo se resume, pois, à disputa de poder que, em alternâncias demasiado frequentes, nunca conseguem desenvolver as políticas de longo prazo que a sustentabilidade exige.
E nisto se perde tempo precioso que melhor faríamos aproveitar a prevenir os graves inconvenientes que mudanças profundas vão provocar. Daí tanta coisa estranha que acontece, sem grande explicação.
O Governo dos Estados Unidos, o símbolo do capitalismo que exige o crescimento contínuo, não conseguiu, por mais tempo, ignorar os problemas gravíssimnos que as mudanças climáticas, em boa medida provocada pela actividade económica, estão a provocar e mais provocarão, um ex-Presidente da República, socialista, recorre aos serviços de saúde privados em hora de aflição, na Holanda 60% das escolas são privadas e conseguem uma educação mais barata do que a pública, o Primeiro-Ministro de um país rico anda de bicicleta e o de um país falido faz-se transportar em topos de gama com motorista!
Entre outras coisas também elas muito estranhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário