ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

DIZER NÃO A QUE?



Simplesmente dizer NÃO – N, A, O, ~ - é a proposta que um economista inglês faz aos portugueses para resolverem os problemas económicos e financeiros de Portugal. Foi isto que, de raspão ouvi enquanto fazia a barba esta manhã. Tê-lo-á feito num blogue do qual não consegui reter o nome. Mas não fará muita diferença para os comentários que tenho para tecer a esta proposta que nem parece vinda de quem, por ser economista, deveria saber de economia.
E tive de me lembrar de um provérbio árabe que diz “à noite, quando chegares a casa bate na tua mulher. Tu podes não saber porque, mas ela sabe com certeza”! É um modo de fazer as coisas, esta de tomar uma atitude e esperar que as circunstâncias ou que outros possam justificá-lo. Mas o mais natural é que não seja assim, porque tomar decisões ou atitudes sem razões bem definidas e claras é, por via de regra, uma garantia de disparate.
De resto, vamos dizer não a que? Quando souber a resposta a esta pergunta, saberei, por certo, qual é a solução para este drama que vivemos, para este fogo intenso que nos devora e para o qual não param de aparecer “sábios” incendiários para o alimentar.
Lembro-me de, há já muitos anos, dezenas de anos, haver quem chamasse insistentemente a atenção para o futuro problemático do “Estado Providência” que, sem um apertado controlo, as circunstâncias não iriam permitir por muito tempo. Tempo que agora chegou para lhes dar razão.
Talvez seja a hora de distinguir entre o Estado Social e o Estado Providência, pois enquanto o primeiro tem como propósito proporcionar aos cidadãos a melhor qualidade de vida que as disponibilidades permitam, o outro pretende satisfazer todas as suas necessidades sejam as circunstâncias quais forem. É esta a perspectiva que o Partido Socialista de Seguro defende, bem ilustrado na Constituição Portuguesa de 1976, a qual não contempla as circunstâncias de não haver recursos bastantes para que possa ser assim.
Termino recordando as palavras de alguém que hoje nos deixou, Margaret Thatcher que, um dia, disse que “o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”.
É bom, pois, que pensemos em trabalhar, para podermos ter o nosso.

Posteriormente vim a saber que o economista é o americano Paul Krugman, o prémio Nobel que já, por outras vezes critiquei...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário