ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

EXCESSOS DE VELOCIDADE



Ouvi que a GNR irá, ao longo de uma semana, 15 a 21 de Abril, estar particularmente atenta aos excessos de velocidade nas estradas do país, acção integrada numa operação a nível da União Europeia, com o objectivo de reduzir os acidentes por eles causados.
Na operação da GNR participarão mil e quinhentos agentes, o que dá a esta operação uma dimensão invulgar, própria daqueles períodos festivos em que o trânsito aumenta significativamente.
Obviamente que só posso estar de acordo com todos os cuidados que se ponham no propósito de baixar uma sinistralidade estúpida em que um excessivo número de vítimas é, anualmente, ceifado.
Ainda que a velocidade seja, indubitavelmente, um factor de risco na segurança da condução, há diversos outros factores que concorrem para a sinistralidade que possa provocar, como o tipo de viatura e o seu estado de conservação, a perícia e a capacidade do condutor, a natureza e qualidade das vias, as condições de trânsito em cada momento. Isto significa que não será a velocidade, apenas por si, a causa da sinistralidade que, de um modo simples, lhe é atribuída.
Deve haver, pela certa, trabalhos de investigação neste domínio, aos quais nunca tive acesso nem, em discursos ou palestras que tenha ouvido a este respeito, vi referir o peso de cada um destes factores, bem como as circunstâncias em que os acidentes causados por excesso de velocidade ocorrem.
Apesar de tudo, não deixarei de julgar positivas as acções de controlo que se levem a efeito mas gostaria que, tanto o público como os agentes que tentam fazer cumprir a lei, fossem instruídos de uma forma completa para que quer o cuidado dos condutores como a fiscalização que lhe seja feita se tornem eficazes. De outro modo mais parecerá uma operação de caça à multa. E não me chamem mal intencionado por dizer isto.
A propósito e sem a veleidade de querer dizer alguma coisa que todos já não saibam, há numerosos factores e infracções que, parecendo mais inócuos, são bem mais contribuintes para a sinistralidade do que alguns excessos de velocidade. Mas procura-los e controlá-los, dá muito trabalho…

Sem comentários:

Enviar um comentário