ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

UM FUTURO TEMERÁRIO



Disse o senhor Presidente do Tribunal Constitucional, para justificar o longo tempo que a decisão hoje anunciada levou a tomar, que o tempo da Justiça ou dos Tribunais não é o da política ou do jornalismo, enfim, aquele tempo a que nós, pobres mortais, estamos acostumados, o que me leva a perguntar para que servirá uma Justiça que vive em outra dimensão, num outro mundo ou em outro planeta, o que lhe tem valido as mais violentas críticas e, até mesmo, a acusação de ser um empecilho a melhores desempenhos de um país que é tido por, sistematicamente, encalhar na morosidade das decisões judicias.
Não discuto, por princípio, as decisões que tomou, ainda que num ou outro caso me tenham surpreendido ou delas frontalmente discorde, mas não posso deixar de lamentar que, perante as consequências que as decisões não podem deixar de gerar, seja já quase no final do primeiro terço do período a que o Orçamento de Estado diz respeito que o TC anuncia a sua decisão, quando mais oportuna teria sido antes da recente avaliação da Troika, para poder ter efeito nas respectivas negociações.
Mesmo sem dons divinatórios que me façam saber o que será decidido amanhã num Conselho de Ministros Extraordinário pós decisão do TC, não deixo de temer o que aconteça, seja a demissão do Governo, sejam as medidas que substituirão as que o tribunal anulou ou, mesmo até, outras consequências a prazo mais dilatado e nos levem por caminhos de maiores e solitários sofrimentos.
Se é verdade que “enquanto ao pau vai no ar folgam as costas”, verdade é, também, que ele acabará por cair de novo e a dor será, a cada pancada, mais difícil de suportar.
O tempo de folga acabou e, por isso, temo que os grandes problemas comecem agora num país que parece ainda não ter compreendido os problemas gravíssimos que o sufocam nem se dá conta dos "necrófagos" que esperam pelo seu cadáver.

Sem comentários:

Enviar um comentário