ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

EXCESSOS OU INCAPACIDADES DA COMUNICAÇÃO SOCIAL



Duas razões concretas, a de ter desenvolvido uma boa parte da actividade profissional na área da investigação e a de não ter já muito cabelo, mesmo sem ser careca, tornaram esta notícia particularmente interessante para mim: “Os homens calvos têm mais probabilidades de sofrer de doenças coronárias, segundo um estudo que cruzou dados de 37 mil pessoas”. 
Eu sei que muitos avanços da medicina se têm iniciado por esta via de investigação estatística, mas uma possível relação entre a quantidade de cabelo e os riscos de doença coronária não é notícia que se dê de qualquer maneira. Por isso me dei ao cuidado de ler o texto que, quanto a mim e apesar de cientificamente simplório, revela que o que se realça não corresponde a uma conclusão aceitável, porque não passa de um pretexto para uma investigação na qual ainda muito há para esclarecer.
Em primeiro lugar, não são seguras as conclusões de uma análise estatística sobre uma amostra que, por certo e por mais gente que envolva, não pode ser considerada representativa da população mundial ou continental sequer, e carece, ainda, de esclarecimentos que só a consideração de outros múltiplos factores pode trazer.
E é, por certo, isso que na investigação desta possível “relação”, entre a calvície e as doenças coronárias, a medicina estará a fazer, através do que poderá ser ou não confirmada.
Não me parece, por isso, que a comunicação social deva dar estas notícias que poderão, sem necessidade, preocupar milhões de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário