ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

VAI-TE GANHO QUE ME DÁS PERDA



Desde muito novo me recordo de uma frase que a minha avó Graça dizia frequentemente “vai-te ganho que me dás perda”. Depois, a vida mostrou-me toda a razão de ser deste dito, pois nunca os bons efeitos de um remédio são proporcionais à quantidade que se usa porque dependem de como se usa nas circunstâncias que o recomendam.
É assim com a saúde, é assim em muitas coisas correntes da vida e é assim, também, na governação de um país.
Há muito que se põe em causa a austeridade com que se procura corrigir os efeitos de políticas gastadoras que deixaram o país sem os necessários recursos financeiros para o dia a dia. De facto, os efeitos de uma austeridade crescente não têm acreditado a teoria de ser assim que os problemas de um país sobreendividado se resolvem. Mas não me parece que seja a ostracização de tal medida o que poderá resolvê-los, também.
Todo o tratamento terá de ser controlado pelos efeitos que produz, para que os efeitos negativos que possam gerar se não sobreponham aos efeitos benéficos que da sua aplicação se esperam.
Mas, para além disto, há que ser esclarecido nos objectivos que se pretende alcançar com o tratamento porque, também eles, têm limites para lá dos quais se tornam miragens.
Parece-me haver um pouco de tudo isto nestas políticas que a Europa vem adoptando para um mal cujas causas não soube, ainda, identificar e lhe poderiam permitir encontrar o remédio adequado. Delas se ressentem os portugueses submetidos à austeridade que, cada vez maior, os faz sofrer cada vez mais porque, ultrapassada a razoabilidade da austeridade que seja imposta, mata-se a capacidade de resistência que a combata e a pode tornar remédio em vez de perdição.
Falta, em tudo isto, a sensibilidade capaz de controlar as medidas pelos efeitos que causam, a qual bem substituiria as atitudes dogmáticas que estranhos estudos possam justificar, porque as “fórmulas” que o “excel” ajuda a resolver, tal como as ideologias que o tempo apodreceu, apenas são perfeitas para os ignorantes que não se dão ao cuidado de pensar.


Sem comentários:

Enviar um comentário