ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 16 de abril de 2013

VALHA-NOS DEUS...



Desde há muito tempo que as previsões económicas não acertam com a realidade.
Um mundo com perspectivas quase infinitas de crescimento económico passou a um outro mundo onde a euforia das grandes economias emergentes perde fulgor a cada dia que passa e a economia europeia não pára de balançar entre estagnações e recessões que nunca alcançam a almejada retoma já tantas vezes anunciada.
Dos Estados Unidos todos sabemos o modo como se tem evitado o descalabro que nada conterá eternamente, enquanto do mundo pobre a esperança está cada vez mais distante ou tem a forma de um passarinho chilreante que ilumina governantes populistas que com falsa caridade enganam os que não têm outro modo de viver.
É neste cenário pouco feliz que, mais uma vez, o FMI revê em baixa a evolução da economia onde os fortes crescimentos não têm agora mais do que um dígito baixo, sem perspectivas de melhorias significativas porque as circunstâncias as não consentem.
Cada vez mais parecem viver em mundos distintos os que afirmam o fim do crescimento e aqueles para quem há ainda muito para explorar e, por isso, dizem ser o regresso à economia consumista a solução para todos os problemas que vivemos.
Não se conformarão os incondicionais do crescimento contínuo com uma realidade onde o que, necessariamente, é finito, cada vez mais impõe a contenção a que não estão habituados e o regresso a valores que desconhecem. Será por isso que a inteligência humana continuará mais ocupada a procurar formas mais sofisticadas para destruir a Humanidade do que a esclarecer modos mais simples de faze-la sobreviver!

Sem comentários:

Enviar um comentário