ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 9 de abril de 2013

GATUNOS…. ???



Parece que estamos num jogo de futebol em que a nossa equipa está a perder. E chamamos gatuno ao árbitro!
Mas não é assim que se ganham jogos. Aliás, não é assim que se ganha seja o que for, tal como não adianta partir a bica quando a nascente seca.
Não estou imune aos efeitos da “crise” e da austeridade e, por isso, compreendo as queixas de quem, por ela, sente maiores dificuldades dia a dia. Mas sei que de nada me adianta chamar gatuno seja a quem for porque faço parte de um país que, estupidamente, se endividou como se nunca tivesse de pagar o que gastou.
Paguei impostos, não comprei mais do que podia pagar e nem fiz férias de luxo em Punta Cana, no Brasil ou em outros lugares que os portugueses passaram a preferir à sua bonita terra, onde me espantava que as passasse quem tinha rendimentos inferiores aos meus. Mas passavam, sem que eu entendesse o “milagre” que o permitia. Mas não havia milagre algum…
Passou a ser muito mais cómoda e barata a viagem até à minha terra, por auto-estradas e outras vias excelentes que me faziam pensar como eram penosas aquelas viagens que, em tempos idos, fazia em mais de cinco horas. Mas pago agora, com juros, o que antes deixei de pagar. Também aqui ninguém fez milagres.
Enfim, os milagres não o eram e o país de tanga mais de tanga ficou.
E como sempre acontece nestas ocasiões, aparecem os vendedores da banha de cobra que sempre têm a arte de enganar os crédulos que se não dão conta de que apenas estão a cair no conto do vigário. Depois, de que adianta reclamar e chamar gatuno aqueles a quem devemos demasiado dinheiro?
Não advogo a aceitação simples das condições que nos são impostas, mas não será com vinagre que se apanham moscas…

Sem comentários:

Enviar um comentário