ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 27 de abril de 2013

OS CORTES DAS FINANÇAS



É uma pena que Gaspar não prefira outras soluções que não sejam, essencialmente, cortar pensões e salários.
É natural que seja assim quando se dá poder demais aos “homens do dinheiro” nos tempos em que este não abunda, fazendo com que todos os demais, a quem compete manter o país a funcionar e seguro, fiquem sem grande margem para fazer seja o que for.
Parece-me ir já longe demais a preponderância das finanças, das soluções que lhe são próprias e tolhem outras que evitariam o desconforto e as perdas que as soluções meramente financeiras provocam.
Na nossa tradição de “financeiros de banca” que pouco percebem de economia real e de problemas sociais, é deste modo mais simples e imediato que resolvemos os problemas, com austeridade crescente. Nem que tal cada vez mais nos coloque na dependência dos interesses de economias mais fortes.
Torna-se evidente como as razões se dividem no Concelho de Ministros e como, cada vez mais, sobe de tom a voz da frente que se opõe a Gaspar, sabe-se lá com ques consequências a mais curto ou longo prazo. Talvez por isso, como abutre que sobrevoa a presa, o PS espera a sua vez de não fazer melhor. Infelizmente.
Sem por de parte a necessidade de austeridade que, em tempos de ruptura financeira, não há como evitar, há tempo demais que outras alternativas deveriam ter sido consideradas, com soluções mais conformes com as razões que ditaram a crise e menos com a obrigação de a pagar.
Ontem escutei, por exemplo, um ex-Secretário de Estado da Energia falar dos erros pasmosos e grosseiros que se fazem em domínio tão sensível e que, como em outros domínios, se disfarçam com as cada vez mais célebres “rendas”, “taxas” e “portagens” que continuam a sangrar o país e a pedir cada vez mais sacrifícios aos que têm de as pagar.
É extraordinário o que se paga em cada factura de quaisquer serviços que nos sejam prestados, abastecimento de água, fornecimento de energia eléctrica, fornecimento de gás, televisão e telefone, seja o que for. Em tudo pagamos, também, ao Estado e à Câmara, entidades a quem voltaremos a pagar, ainda mais, sob outras formas.
Quantas coisas há para analisar e, por certo, para corrigir, atitudes que não fazem parte das contas do rosário do Ministro das Finanças para quem é bem mais fácil deitar a mão ao que der menos trabalho.

2 comentários:

  1. o mal dos governantes principalmente do passos, gaspar e portas é não terem cabecinha para analisar com prudência e honestidade os cortes a serem efectuados em vez de cortes cegos feitos sem qualquer rigor. é preciso cortar e corta-se onde dá menos trabalho. estão-se lixando para os trabalhadores e reformados. continuo interrogando-me porque não cortam nas mordomias dos políticos e naqueles que recebem milhões pagos por nós nas facturas da luz, gás, nos combustíveis, água etc etc etc.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos num país de livre expressão. Porque o anonimato? O país avança quando nos afirmamos pessoalmente, doa a quem doer...

      Eliminar