ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 16 de julho de 2013

A CRISE E A SOBERANIA TERRITORIAL

Esgotadas as especulações possíveis sobre esta crise política nacional desengonçada e enquanto vamos esperando por talvez nada, a grande questão do momento é se irá ou não o Presidente às Ilhas Selvagens, aqueles ilhéus desertos que, um dia, a Espanha sugeriu pertencerem ao arquipélago das Canárias! Livra! Lá se ia uma fatia da nossa ZEE que, penso, os espanhóis não aproveitariam melhor do que nós.
Há quem argumente que, mesmo sem nada a fazer por aqui até ver no que vai dar aquela “luta de galos” que promoveu, não deverá afastar-se, talvez como sinal de que estará atento aos mais ínfimos pormenores e ao que o seu observador a cada dia lhe transmita.
Pois eu creio que deveria ir porque afirmar a soberania sobre as Ilhas Selvagens é uma missão bem mais patriótica do que a de dirigir esta “orquestra desafinada” que por aqui anda a defender os seus interesses próprios em vez de cuidar do bem estar de um povo que, já pouco o duvido, começa a ficar farto de tanta palhaçada feita por gente sem qualidade para governar ou para ser oposição, crescendo o desejo de um líder forte e decidido nas suas determinações, à boa maneira portuguesa.
Mas para não mudar do assunto que é a presença do Presidente em locais isolados do Território Nacional como forma de assegurar a soberania, eu posso fazer uma sugestão de uma visita que, sendo igualmente útil, não afastaria muito o Presidente da arena onde se enfrentam argumentos requentados.
O Presidente fazia uma deslocação ao Interior desertificado do país, talvez ao Nordeste Trasmonano e à Beira Interior, para não dar aos espanhóis qualquer argumento para, por abandono, os reclamarem!

Sem comentários:

Enviar um comentário