ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

AS RAZÕES SÃO SEMPRE SIMPLES. O RESTO É POLÍTICA.

Há casos que, por mais que se expliquem, nunca ficam bem explicados, como acontece com as demissões de Gaspar e de Portas. E quando são os “analistas de profissão” a fazê-lo, a coisa ainda mais se complica, porque as explicações, mesmo as mais simples, sempre acabam indecifráveis!
Lembram-se de razões que nem ao diabo lembrariam. Conseguem dizer nada de milhares de modos diferentes, encher o tempo com coisa nenhuma e, no final, deixar-nos perplexos com tanta sabedoria!
Depois, aqueles gestos que uns conselheiros de imagem por aí ensinam, conseguem dar ao discurso uma amplitude que não é a que um discurso deve ter, pois mais parecem uma linguagem gestual mal aplicada.
A verdade, porém, é que em todas as causas sejam do que forem, sempre existem dois tempos que são a verdadeira razão por que se faz o que se quer fazer e o pretexto que se encontra ou a explicação que se arranja para dar como se fosse a razão por que se acaba por tomar uma atitude qualquer.
Enquanto as razões de Gaspar são explicadas numa carta extensa que, de um modo geral, é considerada como uma atitude de grande dignidade e muito compreensível, a de Paulo Portas nem existiu, pelo que mais parece uma fuga dissimulada da qual não dá quaisquer explicações, talvez até que o tempo lhe traga a ideia salvadora de uma explicação que ainda não encontrou.
O que na atitude de Portas me parece de menos, parece-me demais na de Gaspar que não precisaria de tanta escrita para dizer que se não demitiu a tempo, no momento em deveria tê-lo feito e, por isso, deveria pedir desculpas.
Já a atitude de Portas me parece mais a de quem ficou sem as razões que o mantinham nos limites os quais prometeu nunca ultrapassar e, por isso, se assustou pelo complexo trabalho que seria o tão anunciado “guião” pelo qual ficou responsável. Uma saída "discreta" foi a solução que encontrou.
E lembrar-me eu de que os tais analistas o deram como o “grande vencedor” na contenda com Gaspar sobre a reestruturação do Estado! Teoria que caiu por terra quando se escapuliu…
Diz-me a experiência de uma vida longa que as boas explicações, as verdadeiras explicações, são sempre simples. Todas as demais são intervenções com objectivos mais ou menos concretos em vista, a preparação para o que há-de vir depois.
Resta-me esperar pela que dará Paulo Portas, a menos que tenha decidido terminar aqui a sua carreira política. Mas coisa boa não sai dali! Aliás, nem admirado fiquei com ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário