ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 30 de julho de 2013

NEGÓCIOS DE BARRACA DE FEIRA

Parece que esta questão das swap não vão passar à História tão cedo. Nem pode, porque tudo o que puder distrair as atenções da miserável governação Sócrates, durante a qual os gestores de diversas empresas públicas fizeram esses milagrosos contratos que os engodaram com uns ganhos iniciais que, depois, perderam em triplo, é uma boa manobra de diversão com vários objectivos. Pretende desestabilizar o Governo, coloca o ónus das perdas com tais contratos sobre a Ministra da Finanças e, portanto, no actual governo também, além de juntar mais um motivo às razões pelas quais o governo de ve ser demitido.
Mas quando o Presidente do Tribunal de Contas afirma que, em 2008, havia hamado a atenção do Governo (de Sócrates), para o mau investimento que esses contratos representavam.
No semanário o SOL, numa entrevista de Guilherme de Oliveira Matins, presidente do TdC, pode ler-se “O presidente do Tribunal de Contas (TdC), Guilherme d'Oliveira Martins, disse que a instituição já tinha alertado em 2008 para os maus investimentos com os 'swaps', salientando que os gestores públicos têm de ser responsabilizados.
Também foi essa a opinião do ex-Ministro das Finanças de Sócrates, Campos e Cunha (ver AS SWAP E O PAC IV... OUTRA VEZ) que afirmou que tai contratos eram da responsabilidade desses gestores e de alguns responsáveis políticos!
Perante estes factos, denunciados por pessoas que merecem o crédito que deriva da informação que analisaram em tempo oportuno, deveriam ser bastantes para que os esforços de esclarecimento se centrassem onde deveriam centrar-se e não desse lugar a esta cena deplorável de pedir a cabeça de uma ministra que diz não ter tido informação bastante sobre tais contratos, mas que a oposição afirma que a tinha.
Mas para mim a questão de fundo continua a ser a mesma. Por que razão uma questão que nem deveria ter existido porque o Ministro Teixeira dos Santos a deveria ter resolvido oportunamente, faria parte do “dossier” que passou ao seu sucessor Vitor Gaspar?
Mas os nossos políticos gostam de por as coisas ao contrário ou não têm a inteligência bastante para evitar que sejam cometidos erros como estes?
É a ambição desmedida que nos arrasta para estes insucessos.
E lembro-me de um ensinamento que tive do meu pai quando não reria mais de uns 12 anos.
Numa feira lá na terra havia, como era hábito, a barraca das panelas onde trens de cozinha brilhantes mas de péssima qualidade chamavam a atenção de muita gente. A minha irmã resolveu aplicar os "vinte e cinco tostões" que tinha a jogar naquela barraca e saiu-lhe um tacho! Julgando-se com sorte correu a casa e pediu ao pai mais algum dinheiro para continuar a jogar, aproveitando a maré de sorte em que julgava estar. O meu pai deu-lhe mais dinheiro mas avisou: por vinte e cinco tostões conseguiste um tacho de má qualidade mas que, apesar de tudo, vale um pouco mais. Mas se continuares a jogar verás que essa porcaria de tacho acabará por ficar muito caro, mais caro do que um de boa qualidade! E ficou! Era o bom senso e a experiência de vida a falar, assim como foi a oportunidade de dar uma lição.
Era, afinal, uma questão simples, da mesma natureza destas swap que tanto estrilho estão a dar. Sobre eles estou certo de que o meu pai diria o mesmo que disse à minha irmã....
Será que a Assembleia da República não serve para mais nada senão para se ocupar destas tricas?
Como do resto não entendem nada, mas nada, refugiam-se os nossos representantes nestas coisas menores e ridículas, fazem estas guerrilhas de xaxa, para não podermos dizer que não fazem nada!

Sem comentários:

Enviar um comentário