ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 6 de julho de 2013

COMO NUMA TELENOVELA

Pelas notícias que correm, a Coligação PSD/CDS vai continuar a constituir a maioria que suporta o Governo de Passos Coelho, depois da grande perturbação que a demissão de Gaspar provocou.
Se entendo o pedido de demissão do ministro das finanças como a atitude de alguém que, farto de remar contra a maré, simplesmente desiste, já a atitude de Portas é, como é próprio do que ele sempre mostrou ser, mais rebuscada.
Gaspar deveria saber que a sua Secretário de estado seria o ministro das finanças que se seguiria, mas Portas não podia saber, digo eu, se Passos Coelho lutaria ou não por um governo que, de repente, se viu sem os seus dois ministros de Estado! Portas jogou no pleno, no tudo ou nada e, afinal, parece que ganhou!
Ora, Portugal não deveria ser como uma mesa de jogo onde, frequentemente, muitos se arruínam. Por isso, a atitude de Portas foi uma jogada arriscada se, porventura foi uma jogada e não uma leviandade de menino amuado a quem foi preciso puxar as orelhas para voltar ao jogo.
Mas não me aprece que seja isto que mais interessa saber, porque interessante é o que vai resultar das mudanças que vão acontecer. De resto, escritores de folhetins vai haver por aí aos montes, assim como declamadores, uns mais serenos e outros mais excitados como a nervosa Constança que faz tremer os ecrãs da TVI.
Diz-se que Portas continuará como Vice-Primeiro-Ministro e coordenador da área económica. Mas nada se diz do que ficará para Passos Coelho para além do título de Primeiro-Ministro. Porventura NADA!
Se as coisas se passarem desta maneira, o Governo muda mesmo. Disso não tenho dúvidas e talvez, aos tropeções, se possa aguentar uns meses mais porque o PSD, o velho PSD nunca aceitará um Passos que não conseguiu conquistar o Partido porque se não soube impor aos "donos da Lapa", porque não deu mostras de ser o líder de que um partido à deriva e cheio de baronetes ambiciosos necessitava.
Esperemos pelos próximos capítulos desta novela em que, ao estilo das telenovelas brasileiras que importámos, várias histórias se desenrolam simultaneamente e são escritas sem ter um final predeterminado. As coisas vão acontecendo e… logo se verá como será o fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário