ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 30 de julho de 2013

AFINAL QUEM MENTIU?

Sou, por formação, muito curioso e, por isso, tive de assistir á interpelação da Ministra das Finanças num Comissão da AR sobre as swap.
E fiz bem porque aprendi ou confirmei algumas coisas.
Em primeiro lugar aprendi, porque a Ministra explicou, o que são “swap” na sua forma básica, mas fiquei a saber, também, que os contratos swap podem assumir maiores complexidades e, ainda por cima, em conformidade com a Lei inglesa! Assim, aprendi um pouco sobre o que ainda continuo a não conhecer bem. Valeu a pena.
Depois, confirmei que os deputados (senão todos, pelo menos a grande maioria) não percebem grande coisa de muitos dos assuntos de que tratam, mas que, mesmo assim e com base em informações genéricas e incompletas, são demasiado lestos nos juízos que fazem e deturpam no sentido que mais lhes convém, como é próprio do parlamentarismo!
Embora pouco versado nestas coisas de contabilidades que sempre me causaram uma certa repugnância, talvez pelo tipo de raciocínio que exigem e é, essencialmente, diferente daquela a que estou habituado, fui capaz de entender o que a Ministra explicou e pude reconhecer a ignorância ridícula e maldosa dos que pensaram que iriam encravá-la nas explicações que, suporiam eles, não teria para dar.
Não é a primeira vez que tal posso verificar e se não posso exigir dos que dizem representar-me, na AR, que sejam peritos em todas as matérias, tenho a certeza do meu direito de esperar deles a rectidão intelectual que não confunda os cidadãos.
Até uma inquirição bem ao modo dos julgamentos americanos aconteceu, a qual solicitava respostas de sim ou não, com a mesma orientação e intenção que aqueles têm e que é, naturalmente, criar a sensação que convém a quem inquere. Degradante!
É mesmo muito má a qualidade desta oposição à qual cabem muitas das culpas de erros que se atribuem ao Governo. E seria bom que, por influência da oposição tivéssemos um governo melhor.
Porque não havemos de esperar dos políticos que SEJAM SÉRIOS? Se o não conseguem ser… que se vão embora!

Sem comentários:

Enviar um comentário