ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 13 de julho de 2013

A LIÇÃO DE MALALA



Impressionou-me, a quem poderá não ter impressionado, o discurso daquela jovem de 16 anos, de seu nome Malala, que discursou na ONU depois de recuperada de um ataque de talibans que a alvejaram na cabeça quando, com outras jovens, apenas reclamava o direito à educação que são negados às mulheres.
Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo, disse ela que, no final, foi aplaudida em pé pelos que a escutaram.
Foi um momento empolgante e dir-se-ia que bastante para uma determinação qualquer que lutasse contra o que, no mundo, é contrário aos mais básicos direitos dos povos, entre os quais o direito à educação.
Mas, neste mundo onde, nem sequer, o direito à vida é respeitado, onde são permitidas as barbaridades que se praticam na Síria onde a ONU já deveria ter tomado uma posição de defesa de todo um povo que sofre horrores, a ONU serve para falar, para ouvir mas não para tomar as atitudes que as realidades mostram que seria seu dever tomar. Há, sempre, um este ou aquele que VETA o que parece óbvio que deveria ser feito, sempre por razões que não passam de interesses materiais disfarçados de outras razões quaisquer.
Não posso estar mais de acordo com aquela jovem Malala porque, como ela, eu sei que a educação é fundamental nesta altura da vida do mundo, quando entender a realidade é indispensável para que se saiba decidir o que fazer para viver o melhor futuro possível, para que, com verdadeiro saber, aceitar as mudanças inevitáveis se quisermos continuar a viver.
Por mais que se multipliquem os paladinos da Educação e do respeito pelo Ambiente, por maiores que sejam as evidências dos sérios perigos que corremos, continuam a dominar os interesses que os maiores interesseiros conseguem fazer crer aos explorados que são seus e, assim, os levam a lutar por uma causa que, a cada dia que passa, mais os perde.
Continuaremos a escutar, na ONU ou seja onde for, discursos cheios de razão sempre muito aplaudidos, mas que serão esquecidos na primeira reunião onde os interesses dos governos dos países, não os dos seus povos, tiverem de ser defendidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário