ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

MENTES TU OU MENTES TU?


Uma coisa com um nome estranho, como acontece com tudo aquilo que não é para ser claro, “swaps”, é o que agora está no centro de todas as atenções e se tornou no grande motivo para atacar o Governo. Sempre estas atitudes explosivas de pretensas denúncias de escândalos que o serão ou não, em vez da discussão serena e firme que a situação perigosa que vivemos reclama. Aquela que a cooperação permitiria, mas foi rejeitada.
Se, no meio de tudo isto, eu percebi alguma coisa, durante o governo mais irresponsável que este país já teve, o de Sócrates, diversos gestores de empresas públicas fizeram uns contratos de alto risco com diversas entidades bancárias. Tanto quanto entendi, também, aqueles contratos têm um risco tão elevado como o de jogar em plenos num jogo de roleta, no qual o casino sempre sai a ganhar! Por que terão sido feitos ou consentidos tais contratos? Nem imagino o por que, quando se trata do dinheiro de todos nós.
Dos riscos de tais contratos, diz o ex-ministro das finanças que alertou o novo governo, para o que fez entrega de uma pasta com a devida informação, assim como quem diz “olha a porcaria que te deixo”.
A agora Ministra das Finanças, então Secretária de Estado, afirma não ter recebido essas informações. Mas umas trocas de e_mails posteriores, nos quais pede informações sobre as ditas “swaps”, serão ou não prova de que, afinal, teria o conhecimento que nega! Insiste a Ministra em que não mente e que tudo será esclarecido. Mas tal não é, obviamente, prova provada que evite as dúvidas e as especulações que a situação possa gerar. Também, um ex-Secretário de Estado do anterior governo afirma, sem provar, ter-lhe feito entrega da informação que a agora Ministra nega ter recebido…
Enfim, confusões que, tanto quanto me apercebo, nada deixam completamente claro, totalmente comprovado. Os bem conhecidos excessos politiqueiros.
Mas tal não é razão para que a oposição, para a qual tudo é claro e tudo se prova rapidamente desde que tal convenha, não peça a cabeça da ministra, o que seria um pequeno consolo em contrapartida da continuação de um governo que não conseguiu apear. Coisas que nada abonam em favor dos políticos de um país quase milenar que todos deveriam respeitar mas com a vida do qual parecem brincar.
E desta trapalhada toda em que se diz de todos que mentem e todos afirmam dizer a verdade, ficam-me sérias dúvidas que me fazem pensar por qual razão o anterior governo avisou da porcaria que fez, em vez de a ter evitado ou a ter limpo!
Continuo a achar que nada pode haver de mais ridículo do que estas rixas de políticos que deveriam ter outras preocupações para além destas cenas tristes que protagonizam. 
Será que alguma vez saberemos quem mentiu, não mentiu ou se mentiram todos? Que ninguém tenha mentido é que me parece mais difícil…

Sem comentários:

Enviar um comentário