ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A DESCER TODOS OS SANTOS AJUDAM

São notícias preocupantes mas que, conforme o que tenho dito, me não surpreendem de todo. Informam sobre a recessão que já chegou à França de Hollande, como o decréscimo do PIB em dois trimestres sucessivos o confirma e, bem assim, do fraquíssimo crescimento da “forte” economia alemã da intransigente Senhora Merkel, à qual os “mercados” pagam para emprestar dinheiro, mas que, mesmo assim, não consegue ir além de um  débil crescimento de 0,1%.
Assim nos vamos todos aproximando na desgraça da recessão e na “esperança” de uma retoma que nunca mais chega e que, para ser franco, nem vejo como possa chegar.
Na Europa do Euro, as coisas passam-se de um modo mais visível porque, na pressa de se formar e de crescer,  se esqueceu de criar as condições que permitem as manigâncias que as conseguem mascarar.
Noutras paragens das “economias desenvolvidas”, são usadas as artimanhas do costume como imprimir moeda para fazer crescer o consumo interno e a desvalorizar para favorecer as exportações, enquanto nas que se dizem emergentes, se desrespeitam direitos humanos, cresce a corrupção, se explora trabalho infantil e escravo para tornar a produção mais barata e, apesar de tudo, não conseguem crescer tanto como esperavam. De resto, para vender a quem?
Mas não haverá como conter a inexorável marcha do destino que nos obrigará a trilhar outros caminhos com mais vida e menos finanças, ao ritmo que a Natureza acabará por impor.
Assim, como poderemos nós, uma pequena economia desta Europa em degradação, esperar melhor do que continuar a cair, com a ajuda de todos estes santos que, para baixo, também vão?
Talvez por isso o PIB português decresceu 3,9% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, acelerando o ritmo a que se contrai a nossa economia. É o decréscimo maior nos últimos trimestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário