ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 18 de maio de 2013

A MORTE DO MAR DE ARAL, UM EXEMPLO PARA O FUTURO

(vista actual no Google Earth)

Há quase três dezenas de anos, publiquei na revista da APESB – Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico - um texto sobre o Mar de Aral que um projecto de desenvolvimento económico mal estudado, ou ganancioso se preferirem, estava a reduzir rapidamente. E hoje, o que fora o quarto maior lago natural da Terra, com uma extensão de mais de dois terços de Portugal Continental (66.000 Km2) e mais de 1.000 Km3 de água, não passa de um conjunto de charcos com salinidade elevadíssima.
Nesse trabalho eu chamava a atenção para os perigos a que os frágeis equilíbrios ecológicos e ambientais estão sujeitos, em consequência do desprezo a que a ambição do crescimento económico os vota.
Alimentado por dois grandes rios principais, o Amu-Darya e o Sir-Darya, o lago era o resultado do equilíbrio, estabelecido ao longo de milhões de anos, entre os caudais afluentes e a evaporação intensa naquela região com características semi-desérticas, no Casaquistão e no Uzbequistão..
Era um oásis no meio de extensos territórios áridos, à volta do qual se estabeleceu uma comunidade humana feliz que sem ele e as suas riquezas naturais não teria razão de existir.
Rico em diversas variedades de peixe, algumas únicas, entre as quais o célebre esturjão do Aral  do qual se retirava o que era considerado o melhor caviar, o Mar de Aral tinha uma actividade piscatória intensa e a forte evaporação através da sua vasta superfície, amenizava o clima que, deste modo, se tornava mais agradável e permitia o desenvolvimento de florestas de juncos e de canas, onde viviam grandes comunidades de animais como antílopes, javalis selvagens, lobos e raposas, além de diversos tipos de aves.
Além de alimentarem o Mar de Aral, os dois grandes rios eram a origem de água para extensas áreas de cultura que, com objectivos meramente económicos, os soviéticos quiseram transformar em campos de produção de algodão que exigiriam que muita mais água fosse desviada, reduzindo, drasticamente, as afluências ao grande lago.
Assim, em pouco mais de vinte anos, o quarto maior mar interior na Terra deu origem a enormes campos pode sal, contaminados e poluídos por enormes quantidades de tóxicos usados nos campos de algodão, onde jazem dezenas e dezenas de antigos barcos de pesca, e a pequenas extensões de charcos de reduzida profundidade, praticamente sem vida.
A região tornou-se insalubre, com variações térmicas diárias que chegam a atingir 40ºC.
Este é um exemplo de como os excessos que “esta economia” nos leva a praticar podem originar situações graves e irrecuperáveis.
Por toda a Terra estão em curso outros fenómenos idênticos, ainda que mais lentos mas igualmente perigosos pelas repercussões que terão em futuro não muito distante.
Desfeitos, os equilíbrios naturais são dificilmente recuperáveis ou, mesmo, irrecuperáveis em tempo útil.
A morte do Mar de Aral pode muito bem ser o modelo acelerado de tantos fenómenos que estão a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário