ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 12 de maio de 2013

A NOVA GALINHA DOS OVOS DE OURO?



É tão crasso o erro que Passos Coelho e Gaspar congeminam na insistência de mais cortes generalizados nas pensões e nas reformas, intenção que domina as reclamações que, por todo o lado e em todos os sectores se fazem, que eu fico a pensar que se tratará de uma manobra de diversão para afastar as críticas de outras decisões que também as poderiam merecer.
É natural que, por uma questão de equidade, seja feita a uniformização no modo de determinar o valor do que se receba quando se deixa a vida profissional activa, assim como o seria a de limitar as vulgarmente chamadas “pensões douradas” e repensar as que não tenham por base os descontos regularmente feitos mas que provenham de privilégios, sejam eles quais forem, pois não fará qualquer sentido que uma reserva constituída pelos sacrifícios de uns possa servir para conceder benesses a outros.
Passos e Gaspar sabem, muito bem, que estão a ser os “rendimentos” dos reformados, sejam os da função pública sejam os do privado mas, sobretudo, os de menor valor, os que estão a evitar ainda maior dramatismo nas consequências sociais da austeridade, porque os “grisalhos” dividem, com os seus filhos e netos, mesmo o pouco que possam ter, realçando a importância da Família no equilíbrio social, sobretudo nestes tempos de dificuldades maiores.
Passos e Gaspar têm tido, nos que se propõem castigar, uns aliados preciosos que, por certo, não quererão perder! Seriam uns milhões largos de votantes que deixariam de ter razões para os escolher, de novo, para funções em que os desconsideraram.
Por outro lado, o CDS-PP continua a dizer que esta é a linha que não podem deixar ultrapassar, assumindo, publicamente, um compromisso que, se não cumprido, lhes traria grandes dores de cabeça como partido de relativamente pouca expressão popular.
Mas esta é apenas uma questão de muitas que terão de ser melhor equacionadas nesta tarefa de reequilibrar as contas do país, no que, continuo a pensar, os partidos deveriam estar mais empenhados do que ansiosos de poder.

1 comentário:

  1. Concordo em absoluto! Mais uma grande visão, temos muitos pontos em que pensamos de igual maneira.

    Nuno Nogueira

    ResponderEliminar