ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 4 de maio de 2013

OS REFORMADOS E O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL



O assalto despudorado às pensões de reforma que o Estado paga, é justificado pelo primeiro-ministro como a obrigação de pagar um pouco mais quando se recebe mais do que é justificado. Nem imagino porque Passos Coelho e Gaspar pensam que recebo o que me não é devido quando sempre descontei o que me exigiram, paguei os meus impostos e continuo a pagar. Mas foi uma explicação, mais ou menos coxa, como esta que Passos Coelho utilizou e o Tribunal Constitucional acolheu como boa a que agora dá lugar a um imposto especial sobre as pensões, o qual passa a ser regulado pelo estado da economia portuguesa, o que me leva a temer que possa ser agravado a cada ano que passe.
Reformei-me depois dos 70 anos, bastante depois, depois de cinquenta anos de trabalho, julgando que poderia viver em paz o resto dos meus dias com a pensão a que, por muito para além do que legalmente me fora exigido, tinha direito. Mas em vez disso acabo a sentir-me com o “credo na boca” pois cada vez que as nossas finanças pioram, o que acontece a cada mês que passa, lá se vai mais um pouco da pensão!
Que diabo, o Estado não me dá um gabinete, uma secretária, carro com motorista para além de uma pensão choruda como dá aos ex-Presidentes da República, não me dá uma generosa pensão depois de ter sido primeiro-ministro, depois de oito anos de deputado ou por desempenho de outras funções que me tenham proporcionado inigualáveis condições de vida que hoje permitem a muita gente viver como príncipes e a outros proporcionou condições para ficarem multimilionários no mesmo tempo em que o cidadão comum mal ganhou para viver, mas insistem em dizer que me é dado o que não mereço! O Estado apenas me pagava aquilo com que se havia comprometido no acordo que tínhamos e no qual eu até excedi as condições! E o Tribunal Constitucional considerou a discriminação que é esta Contribuição Especial de Solidariedade como respeitadora dos direitos e garantias que a Constituição estabelece para todos os cidadãos.
A verdade é que eu não entendo esta perversão do conceito de solidariedade e, falando em remunerações não justificadas, seriam as que antes mencionei que deveriam, pura e simplesmente, ser abolidas, porque não consigo encontrar razões para que sejam atribuídas. Mais do que isso, considero-as discriminatórias, aberrações na igualdade de direitos e de oportunidades que, diz-se, a democracia defende.
Para me não alongar nas razões do meu descontentamento e das minhas preocupações quanto ao futuro que me resta, aproveito para agradecer a Deus por ter-me conservado a razão mesmo ao fim de tantos anos de vida, quando a outros lha retirou tão cedo!
Mas como os reformados se não governam com a razão, talvez um "agradecimento" ao Tribunal Constitucional seja mais justificado por consentir nesta discriminação que a Constituição, que devia defender, condena.

Sem comentários:

Enviar um comentário