ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

AS TRUCULÊNCIS DA LUTA PELO PODER



Há textos delicioso de ler, textos que mostram a genialidade criativa dos seus autores mas que, bem analisados, nada adiantam à explicação dos problemas que nos afectam e menos ainda à procura de soluções para os resolver.
De um modo geral, a truculência política serve-se do velho ditado de que “pela boca morre o peixe”. Pega-se no que as pessoas alguma vez tenham dito para, com elas, fazer a demonstração dos castigos que merecem por não terem cumprido promessas que fizeram ou por haverem criticado outros que, tal como eles, não cumpriram as que fizeram também.
No final, lido o texto, somos levados a pensar, algo vexados, em como não fomos capazes de ter visto as coisas com a clareza com que aquele iluminado as viu, tentados a bater palmas a tamanha clarividência e, depois, juntarmo-nos ao grupo dos que, continuadamente, pedem a demissão deste governo como já pediram a do anterior e pedirão a do seguinte, na sucessão de alternâncias que, pelos vistos, não dão em melhorias.
As razões são sempre as mesmas em cenários que se repetem e nos fazem ver como, por exemplo, são actuais os textos que Eça de Queiroz escreveu na segunda metade do Século XIX.
Se, em vez da ânsia de resolver em lutas de elaborados textos ou discursos inflamados, armas da luta pelo poder, os problemas reais e naturais que nos afrontam, tomássemos a iniciativa de os estudar profundamente e de os pensar a sério e se, em vez de tantas mudanças que desacreditam a tão democrática alternância porque não resolvem nada, privilegiássemos a cooperação que nos daria mais força e capacidade para resolver as coisas, creio que alguma vez poderíamos encontrar os equilíbrios que nos permitiriam viver melhor, ainda que com o inevitável problema da sobrevivência a que nenhuma espécie viva consegue furtar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário