ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

LINGUAGEM CAMALEÃO



Há diversas linguagens, a comum e as que diversas “sabedorias” utilizam, adaptadas às suas necessidades singulares e ao rigor de expressão de que necessitam. Utilizam estas linguagens termos especiais mas jamais mudam o sentido às que pertençam, também, à linguagem comum, Obviamente!
Mas aparece, muitas vezes, a pretensão de uma outra linguagem, a linguagem política que, sem ser comum ou ditada por um qualquer saber especial, é diferente de todas as outras porque, sem palavras específicas, dá às palavras normais o significado que, a cada momento, mais convém. Torna-se, deste modo, uma linguagem codificada e, por isso, inacessível aos comuns mortais para os quais, supostamente, os políticos trabalham.
É, por certo, o modo de dizer sem dizer, de falar sem falar, de tornar intemporal ou inexistente o quer que seja que se possa dizer o que, se junto a atitudes das quais se não pode ter o entendimento comum, fazem da linguagem política um complexo conjunto de palavras, de sons, de atitudes e de sinais que não está ao alcance de qualquer um decifrar.
Por certo, num exagero de linguagem que, nas suas crónicas, por vezes utiliza e torna característico o seu modo de falar, Miguel Sousa Tavares chama “palhaço” à pessoa que é o Presidente da República. Não disse mais do que tenho ouvido outras personalidades dizer e, nem sequer, chega aos calcanhares dos despropósitos que se dizem em milhares de manifestações que, dia a dia, tornam mais suja esta política cada vez mais desqualificada.
Não posso deixar de reconhecer que tem o Presidente o dever de esclarecer o que se passou, de não deixar passar em claro o dislate que foi a afirmação de Miguel Sousa Tavares que, penso, este ilustre cidadão deveria esclarecer, em vez de a considerar uma afirmação política, juntando um público pedido de desculpas que fosse, também, uma lição de civismo da qual tanta gente anda tão necessitada, nestes tempos em que à má educação se chama frontalidade. E, no final, tudo acabaria em bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário