ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 7 de maio de 2013

… QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA



Por vezes vale a pena reclamar quando a razão nos assiste. E neste caso da sobrecarga desigual dos pensionistas, uma exigência que não tinha razão de ser na procura da igualdade que a justiça reclama, a razão parece acabar por se impor. Pelo menos assim o afirma o Secretário Geral da UGT após uma reunião com o Primeiro-Ministro.
Carlos Silva afirmou aos jornalistas que Passos Coelho "assumiu perante a UGT que essa questão não vai para a frente", acrescentando que "não haverá aplicação da taxa sobre os reformados e pensionistas como foi inicialmente proposto no discurso de sexta-feira à noite".
Sabia Passos Coelho como era larga e consistente a opinião de ser tal medida uma prepotência impossível de aceitar num quadro de equidade como deve ser o do esforço a fazer pelo país para superar as dificuldades que enfrenta. A questão será perguntar por que, mesmo assim, a avançou no seu discurso sobre a substituição das medidas que o Tribunal Constitucional reprovou.
Em primeiro lugar, tal medida não pode deixar de parecer um aproveitamento simplório do que considero uma falha de um tribunal que deve pugnar pela igualdade de direitos que a Constituição consagra, a aprovação da Contribuição Especial de Solidariedade que afecta, exclusivamente, os pensionistas.
Em segundo lugar, a rapidez com que deixa cair tal medida após a declaração de Paulo Portas de ser esta uma fronteira que não pode deixar ultrapassar, pode levar a pensar numa submissão excessiva que nada tem a ver com a determinação colocada em outras medidas anunciadas. Porém, a mim mais me parece uma manobra concertada para fazer cair uma proposta pela qual alguém muito terá pugnado.
Será, talvez, mais uma prova de que uma nova forma de encarar o modo como conseguir alcançar certas metas estará a fazer o seu caminho após demasiado tempo a apostar em medidas exclusivamente financeiras.
Seja como for, agrada-me a possibilidade de Passos Coelho deixar cair uma injustiça que tiraria força ao empenhamento para participar num esforço que deve ser de todos para que dias menos conturbados os portugueses possam viver. Por isso vale a pena continuar a pensar que “sempre vale a pena quando a alma não é pequena”.

Sem comentários:

Enviar um comentário