ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

QUESTÕES DE QUALIDADE…



A propósito de uma notícia que hoje li e que referia o elogio do Primeiro Ministro canadiano à qualidade dos trabalhadores portugueses que o Canadá deseja aproveitar, parece-me oportuno recordar aqui uma experiência que vivi há já muitas dezenas de anos.
Era, ainda, um jovem engenheiro que teve a sorte de ser escolhido para se especializar nos problemas hidráulicos de docas secas e de eclusas de navegação, para o que me desloquei a França para visitar as eclusas do Ródano e fui estagiar no Waterlupkundig Laboratorium de Delft, na Holanda. E foi aqui que, ao visitar os estaleiros navais da NDSM, o director, que me acompanhava, teceu os maiores elogios aos cerca de 400 portugueses que ali trabalhavam e que considerou serem dos melhores que já vira!
Apanhado de surpresa, penso que não evitei traduzir numa expressão de espanto a surpresa que tal me causou. O que me valeu a pergunta: mas ficou surpreendido com o que lhe disse? Tive de recuperar-me rapidamente para dar uma resposta que me livrasse daquela situação incómoda e respondi: não, de todo, apenas fiquei surpreendido por trabalharem aqui portugueses…
E a conversa continuou com a indicação de que estavam ali a preparar-se para trabalhar nos futuros Estaleiros da Lisnave mas que, mesmo assim, iriam reter ali alguns porque não poderiam desperdiçar a sua qualidade.
Isto passava-se nos anos 60 do Século passado!
Não é, pois, novidade para mim a qualidade dos trabalhadores portugueses, apenas continuando a verificar que ela se manifesta, sobretudo, quando não estão em Portugal onde não conseguem alcançar a produtividade que lá fora alcançam.
Tenho a minha explicação para tal facto. Mas acho que cada um deve ter a sua, sobretudo os empresários e os políticos que deveriam saber aproveitar uma riqueza que, pelos vistos, há longas décadas desperdiçam.

Sem comentários:

Enviar um comentário